EEEP FRANCISCA CASTRO – RERIUTABA – DESENVOLVE PROJETO DE INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

20 de junho de 2017 - 15:10

 

Na noite do dia 16 de Junho a Escola Profissional Francisca Castro de Mesquita de Reriutaba-Ce promoveu a apresentação dos projetos voltados à Feira de Ciências- 2017. Esse momento foi marcado pelas diversidades do conhecimento nas áreas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Robótica.

 

Nesse tocante, alunos de ensino profissional do Curso Técnico em Informática sentiram-se motivados em desenvolver um projeto que trouxesse a comunidade a qual pertencem, um produto com baixo custo de produção e que melhorasse o dia a dia no acesso as ferramentas do computador.

 

“Para o desenvolvimento do projeto, foi analisado o meio em que estamos inseridos e registrados no Diário de Campo. A partir de nossas observações, percebemos que há pessoas que não possuem um dos membros superiores, ou simplesmente tem dificuldade de manipular o mouse convencional por alguma deficiência até mesmo causada pela Lesão por Esforço Repetido (LER). Partindo desse pressuposto, foi desenvolvido um mouse adaptado para essas limitações de uso”, explicou a turma.

Com base no entendimento da importância da inclusão de pessoas portadoras de deficiência na informação, o mouse convencional sofreu adaptações para oferecer facilidades para aqueles que tem deficiência no membro superior, ajudando no manuseio do computador com melhor interação e conforto. Para tanto, o projeto foi aplicado com o Sr. Talles Vinicius Ximenes Carneiro, Estudante de Engenharia Química.

 

Para ter acesso ao depoimento do Sr. Talles Vinicius, segue o link: https://youtu.be/UKz3VxlwTFU

 

 

reriut 2

A partir da realização do projeto, obteve-se conhecimento acerca da inclusão de pessoas portadoras de deficiência na informação, dando uma atenção maior para o tema, e compreendendo sua importância para os diversos mecanismos de acessibilidade. Portanto, é necessário que sejamos constantemente despertados pela compreensão e função social que temos para as diversidades.