Samana dos Museus na EEM Marieta Cals (Cariré)

27 de maio de 2015 - 11:13

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promoveu entre os dias 18 e 22 de maio, em todo o Brasil, a Semana Nacional dos Museus, evento que envolve milhares de museus por todo o país em torno de um tema, que esse ano foi: “Museus para uma Sociedade Sustentável”.
 
De tal forma,  a EEM Dona Marieta Cals (Cariré) realizou sob a tutela do Professor Edson Silveira, supervisor do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de História, duas ações de educação patrimonial.
 
Na quarta-feira (20), os estudantes foram levados até Sobral, à Casa do Capitão-Mor, onde fizeram um tour histórico pela cidade, das margens do Rio Acaraú, até o corredor histórico, passando por importantes pontos históricos e culturais sobralenses. Certamente, o aprendizado adquirido nessa aula será de grande valor para todos os participantes, e especialmente para os vestibulandos que concorrerão a vagas na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), uma vez que questões sobre História Local são cobradas no exame do processo seletivo.
 
Nesta sexta-feira (22), o último dia do grande evento, foi a vez de visitar o Museu Euclides Rufino, de Cariré. Peças selecionadas pelos estudantes de História do INTA (bolsistas do PIBID), juntamente da Sra. Socorro Moraes, foram dispostas pelo auditório da Fábrica de Cultura, o que proporcionou contato direto por parte dos jovens, notoriamente fascinados com os objetos. 
 
Mais informações e fotos do evento: http://fagneraguiar.blogspot.com.br/2015/05/escola-marieta-cals-desenvolve-intensa.html