8 de maio de 2024 - 16:31

A E.E.M.T.I. Monsenhor Linhares, localizada em Groaíras, vinculada a 6º Crede, representada pela sua Diretora Escolar, Roniele Carvalho, foi convidada pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, para fazer parte de um encontro com gestores(as), servidores(as) do Tribunal e representantes da sociedade, para debaterem sobre o seguinte tema: “A Inclusão do Estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no Currículo Oficial da Educação Básica”

O evento ocorreu na sede do TCE-Ceará, na terça-feira (30/04), com palestras proferidas pela Professora da Universidade Regional do Cariri, Zuleide Fernandes de Queiroz, e pela Cacika do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e Secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará, Juliana Alves Jenipapo, com o tema:  Desafios para o atendimento das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

A segunda palestra foi proferida pela Diretora da E.E.M.T.I. Monsenhor Linhares onde esta mostrou a prática exitosa da escola no estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena apresentando o plano sistemático de gestão escolar, protagonismo estudantil e ações pedagógicas, da Instituição de Ensino,  e que fez com que esta fosse certificada pela SEDUC/CE com o selo Escola Antirracista.

Na oportunidade, foi divulgada a execução de auditoria de conformidade sobre a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígenas no currículo oficial no ensino fundamental e médio (Processo nº 37372/2023-4).

Para mais informações, sobre a auditoria e o encontro mencionado, confira no site do TCE-Ceará (www.tce.ce.gov.br) (#tceceara2024).