Educação Profissional
26 de outubro de 2021 - 15:53
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), assumiu em 2008 o desafio de implantar a rede de educação profissional no Estado. A estratégia central foi integrar o Ensino Médio à formação profissional de nível técnico, oferecendo educação em tempo integral aos jovens cearenses.
O modelo integrado possibilita a centenas de alunos a qualificação para ingressar no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que são habilitados a concorrer a uma vaga na universidade.
A educação profissional dá maior amplitude à concepção do direito à educação por criar condições para que se estabeleça um diálogo com o mundo do trabalho. Ao privilegiar o ensino integrado, o Governo do Ceará oferece aos alunos que concluíram o ensino fundamental a matrícula única para o Ensino Médio e formação técnica, abrindo a possibilidade de ingressarem nas Escolas Estaduais de Educação Profissional.
Panorama geral das EEEPs
Total de EEEPs em funcionamento: 123
Total de EEEPs em Fortaleza: 21
Total de alunos em Fortaleza: 9.055
Total de cursos ofertados pelas EEEPs: 52
Total de municípios atendidos: 101
Total de alunos em todas as escolas: 57 mil alunos
Currículo das Escolas Profissionais
Disciplinas da base nacional comum (currículo do Ensino Médio).
Disciplinas da formação profissional.
Parte diversificada, que abrange componentes curriculares como: Empreendedorismo; Projeto de Vida; Mundo do Trabalho; Formação para a Cidadania; Projetos Interdisciplinares; Horários de Estudo, Oficina de Redação e Língua Estrangeira Aplicada.
A carga horária total trabalhada ao longo dos três anos do ensino médio integrado à educação profissional é de 5.400h.
Estágio
Durante a 3ª série do Ensino Médio, o Governo do Ceará propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado a todos os alunos.
Atualização
No momento, o site da Educação Profissional encontra-se em atualização. Em breve, estará disponível com as diversas informações da área.