Gincana “Educação em ação, Mosquito aqui não” – EEEP Francisca Neilyta – Massapê

22 de junho de 2017 - 19:06

 

O Projeto da Gincana “Educação em ação, Mosquito aqui não” desenvolvida na EEEP Francisca Neilyta teve suas ações realizadas no período de 02 a 09 de junho, tendo como objetivo principal a mobilização e conscientização dos alunos, afim de realizarem trabalhos socioeducativos junto à comunidade, visando combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti através da identificação e eliminação de possíveis criadouros, informando e conscientizando a comunidade de uma forma geral sobre a necessidade de acabar com os focos, evitando assim uma possível epdemia de doenças transmitidas pelo mosquito.

 

As equipes realizaram visitas a comunidade munidas de informação e muita disposição para mudarem o quadro de infestações existentes na cidade de Massapê, nas ações incluiram conversas com os moradores, coletas de possíveis criadouros e registros fotográficos de pontos criticos e divulgação das ações no facebook. O Projeto teve grande relevância no sentido de informar e despertar o senso comum de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, doenças essas que vem aumentando de forma assustadora no município. Entre as doenças podemos destacar a dengue, zika e chikungunya, os alunos perceberam que a incidência de casos de chikungunya vem sofrendo um crecimento alarmante e entre todas as faixas etárias.

 

A culminância do projeto ocorreu no pátio interno da escola e contou com a participação dos alunos, professores e núcleo gestor. Na ocasião foram apresentados os vídeos, fotos, e depoimentos de moradores da comunidade, que relataram a importância do trabalho que os alunos realizaram, os alunos fizeram questão de relatar a satisfação de terem participado de um projeto que lhes ofereceu a oportunidade de colocarem em prática todo o conhecimento adquirido ao longo de sua caminhada educacional, falaram da gratificação de serem reconhecidos pela comunidade através do seu trabalho de orientação, informação, prevenção, e combate ao mosquito Aedes aegypti.

dengue 3
dengue 4