Competências socioemocionais: Seminário Internacional debate a importância da formação humana no meio educacional

25 de maio de 2017 - 02:21

Com o objetivo de aperfeiçoar as competências socioemocionais no meio educacional, formando cidadãos com visão de futuro e preparados para as circunstâncias da vida, o Ceará recebeu o “Seminário Internacional Competências para a Vida: Onde Estamos e Onde Queremos Chegar?”. 


Participaram da abertura a vice-governadora Izolda Cela, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, o secretário Idilvan Alencar, o vice-presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Ivan Cláudio Pereira, o especialista em Educação do BID, João Marcelo Borges, a presidente do Conselho do Instituto Aliança, Neylar Vilar Lins, e o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves.


Conforme frisa Izolda Cela, é preciso que a escola prepare suas dinâmicas e metodologias observando de forma mais atenta o que a sociedade tem necessitado. “Nosso objetivo é a formação de pessoas, que saibam ser competentes no trabalho, desenvolver amizades e formar vínculos. Nem tudo se resolve na escola, mas ela tem muita força. É um espaço de prevenção e, portanto, precisa garantir as aprendizagens para a vida”, considera.


A primeira-dama Onélia Leite lembra as ações que o Estado tem feito nesse sentido, com investimentos a partir da infância. “Atuamos na formação dos profissionais que lidam com as crianças, com foco no planejamento familiar e no fortalecimento dos vínulos afetivos. Investimos em espaços lúdicos, que são muito importantes nessa fase da vida, e estamos construindo 116 creches, além de 35 brinquedopraças e 20 praças no padrão Mais Infância. Além disso, o Padin (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil) faz o acompanhamento domiciliar de 4 mil famílias”, argumenta.

 

 

 

FONTE: seduc.ce.gov.br
VEJA A MATÉRIA COMPLETA

 

 

 

O evento que é fruto de parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc), o Instituto Ayrton Senna, o Instituto Aliança e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reuniu pesquisadores, gestores e educadores em Fortaleza, nesta terça e quarta-feira (dias 23 e 24), totalizando cerca de 400 participantes, incluindo uma comitiva de representantes da 6ª Crede.

comp 2comp 3comp 4