EEM AGOSTINHO N. PORTELA PARTICIPA DE EXPERIMENTO INTERNACIONAL – ERATOSTHENES EXPERIMENT

22 de março de 2017 - 13:53

Uma equipe de estudantes da EEM AGOSTINHO NERES PORTELA participou da Competição Internacional ERATOSTHENES EXPERIMENT. O experimento foi realizado no dia 21 de Março, um dia após o dia equinócio de Outono no Hemisfério Sul (segunda-feira, 10:29). Na competição participaram escolas de 38 países, e do Brasil apenas 7 escolas participaram da competição. Sendo a escola Agostinho Neres, a única da região norte e nordeste a participar do experimento.

 

A competição consistiu em reproduzir o experimento do matemático, geógrafo e astrônomo, o grego Erastóstenes. Que calculou com incrível precisão a circunferência da Terra, observando os ângulos de sombras em duas cidades, e realizando cálculos usando conhecimento de geometria e a distância entre as cidades.

 

A Escola Agostinho Neres foi representada por uma equipe de estudante (Guilherme Sena, Erinaldo Mesquita, Antenor Simão, Emanuel Lucas, Lucas Miranda, Raison Aguiar, Mateus Elido) sob a orientação dos professores de Laboratório (Marçal Evangelista e Manoel Evangelista) e professor de Geografia (Antonio Murilo Oliveira). 

2
3
4