EEM MARIETA CALS DE CARIRÉ RECEBE MEDALHA DE PRATA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA

21 de março de 2017 - 12:05

O ano de 2016 foi de muitas vitórias para a Escola Marieta Cals no que concerne a olimpíadas do conhecimento, isto por que a referida escola foi medalhista em quatro das cinco olimpíadas de que participou.

Nas Olimpíadas (OBA, OBG, OBMEP e OBFEP) o resultado não só foi bom, como por vezes superou as expectativas.  O ano olímpico teve início com a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), na qual a escola alcançou a marca de 4 medalhas de bronze e 1 medalha de prata. Em seguida, foi a vez da OBG (Olimpíada Brasileira de Geografia) na qual a escola conseguiu 1 medalha de bronze com a aluna Luana Mesquita Mendes. Alguns meses se passaram até que veio o resultado da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), e foi nesta que as expectativas foram não só superadas, mas extrapoladas. A escola com histórico de menções honrosas nesta olimpíada jamais tinha logrado uma medalha.                                  

Mas, em 2016, a história foi diferente. Foram conseguidas 12 menções honrosas (até então a maior quantidade havia sido em 2015, com 10 menções) e vieram não apenas uma, mas três medalhas de bronze.
 
Mas ainda restava uma olimpíada (a mais difícil de todas), a OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas). E foi no apagar das luzes de 2016, em meados de novembro, que a segunda fase da citada olimpíada foi realizada. Participaram desta fase os estudantes de todo o Brasil que atingiram uma nota de corte estabelecida na primeira fase. No caso da Escola Marieta Cals, cinco foi a quantidade de estudantes habilitados para tal prova.
 
O resultado só veio a ser divulgado na última terça-feira (dia 07 de março). Desta vez, a escola repetiu a dose de 2014, quando o aluno Benício Araújo Azevedo conseguira medalha de prata. Em 2016, o responsável pela proeza foi o estudante José Tiago Mota Crispim (o mesmo que já havia conseguido bronze na OBA e na OBMEP). Tiago conseguiu umas das raríssimas medalhas de prata distribuídas entre estudantes cearenses.
 
Mas toda esta colheita não se deu à toa. A rotina de trabalho voltado para as olimpíadas se deu durante todo o ano de 2016. No caso particular da OBFEP, os estudantes tiveram aulas preparatórias que se estenderam do mês de abril ao mês de novembro, sem interrupções em julho. Então o resultado apenas fez jus ao trabalho realizado durante todo o ano, trabalho este que não para, visto que para 2017 o mesmo já começou.
 
Desde o mês de fevereiro, os estudantes da escola estão se preparando para a OBRAC (Olimpíada Brasileira de Cartografia) e para a OBG. Mais recentemente, já em março, foi dada a largada das aulas preparatórias para a OBA e para a OBFEP e, em abril, começarão as aulas da OBMEP.
 
Texto do Prof. Fagner Aguiar
 
Na Crede 06, outros estudantes que se destacaram na referida Olimpíada, obtendo medalhas, foram os estudantes Victor Manoel Procópio de Souza e Clarissa Marcelino do Nascimento (Medalhas de Bronze) e Marcos Vinícius Nobre Leitão (Medalha de Prata) da EEM Waldir Leopércio – Varjota.