Estudantes de curso técnico em enfermagem da EEEP Francisca Neylita realizam ações de educação em saúde no Hospital Regional Norte (HRN)

29 de agosto de 2016 - 16:31

O processo de educação em saúde pode ser entendido como uma forma de abordagem que proporciona construir um espaço muito importante na veiculação de novos conhecimentos e práticas relacionadas. Existem diversidades nos modelos de educação em saúde, sendo que todas evidenciam um objetivo em comum: a mudança de hábitos, atitudes e comportamento individuais e coletivos. Tal mudança de comportamento está atrelada à aquisição de novos conhecimentos e adoção de atitudes favoráveis à saúde.

O acompanhante de pacientes adultos hospitalizados tem papel fundamental no processo de cuidado. Uma vez orientado, o acompanhante pode auxiliar na mudança de decúbito, no alerta precoce de sinais e sintomas, além da prevenção de infecções. Envolver o paciente e acompanhante no processo de cuidado faz parte das estratégias de segurança do paciente.

img2.jpg

Neste sentido, um grupo de estagiários do curso técnico em enfermagem, da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Neylita Carneiro Albuquerque, do município de Massapé, realizou atividades educativas, abordando os acompanhantes de pacientes internados na clínica cirúrgica do HRN. O momento foi oportuno para que fossem dadas orientações sobre a importância da higienização das mãos no controle de infecções. Houve, também, instruções sobre maneiras simples de prevenir lesões por pressão. A satisfação dos participantes foi plena. A turma de estágios ficará até o mês de dezembro na unidade, onde deverão desenvolver outras ações como esta.

As atividades tiveram o apoio da coordenação de enfermagem da clínica cirúrgica, Thamiris Tomaz, e da preceptora de estágios, Eva Timbó.

Fonte: Centro de Estudos do Hospital Regional Norte (HRN)