EEM Monsenhor Linhares (Groaíras) e a Permacultura.

27 de julho de 2016 - 19:13

A permacultura busca desenvolver ações em que o homem conviva em harmonia com a natureza e como a água é  um bem natural que está cada vez mais raro e caro,   reutilizá-la é de fundamental importância para o meio ambiente e também para o homem, as empresas e a sociedade em geral.          

 

Atualmente, grande parte da água desperdiçada nos bebedouros e ares-condicionados vai parar na rede de esgoto da cidade, gerando um grande desperdício deste recurso. Esta água, se captada, pode ser utilizada para diversas finalidades e diante da escassez hídrica mundial, precisamos aprender a reutilizar a água para que nossa geração e futuras gerações, não se privem deste bem tão valioso.

 

 

Após pensarmos e repensarmos como (re) utilizar a água, o espaço e o lixo ao nosso redor, a E.E.M. Monsenhor Linhares criou o “PROJETO COM A ÁGUA, A VIDA BROTA.

 

O referido projeto tem como objetivos a  reutilização da água dos bebedouros e ares-condicionados em jardins e horta da escola; a implantar da COM-VIDA na escola;  a captação da água desperdiçada nos bebedouros e ares-condicionados e descobrir finalidades para o reuso; a  construção de  uma horta para o cultivo de alguns temperos, legumes e hortaliças dentro da própria escola para complementar a merenda escolar; além de se criar a possibilidade de uma maior interação com as plantas e o meio ambiente. 

 

 

A implantação da COM-VIDA local e formação de seus membros pela equipe da SEDUC; assim como a formação de grupos de estudo e ação e a construção de uma horta para cultivo e produção de alguns temperos, legumes e hortaliças para complementação da merenda escolar serão ações desenvolvidas por todos os envolvidos.

 

Para a manutenção da horta e jardins da escola, a coleta e reutilização de garrafas pet’s e pneus na construção da horta e outros ambientes e, mutirão para coleta de mudas e sementes, todos os membros da COM-VIDA estarão envolvidos.        

 

Outro procedimento a ser executado será a exibição de vídeos que estimulem a reflexão daqueles que compõem a escola na preservação do meio ambiente.                                        

           

O período de execução dar-se-á durante o ano letivo de 2016 e terá como público alvo os integrantes da COM-VIDA e toda a comunidade escolar. Espera-se que a partir da realização deste projeto, a comunidade da Escola Monsenhor Linhares passe a valorizar o contato com a natureza e com ela, possa viver em parceria.