EEM PRISCILA M FRANÇA E SEC DE SAÚDE FAZEM MUTIRÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

8 de março de 2016 - 19:52

alunos caminhada

REGIME DE MUTIRÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

 

PARCERIA: EEM PRISCILA MACIEL DE FRANÇA E SECRETARIA DA SAÚDE

 

A Escola Priscila Maciel de França e a Secretaria da Saúde de Hidrolândia realizaram na manhã desta sexta-feira, 04 de março de 2016, um regime de mutirão envolvendo alunos, professores, núcleo gestor, funcionários e profissionais da saúde contra o Aedes Aegypti no bairro dos Andrades. Tal regime já vem sendo realizado pela referida Secretaria e se propaga por outros bairros envolvendo as demais escolas da Sede.

Recentemente o Governo do Estado do Ceará baixou um decreto instituindo as brigadas contra o mosquito em todos os órgãos públicos estaduais.

De acordo com o decreto governamental, todos os prédios da rede pública serão inspecionados pelo menos uma vez por semana para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e a Zika.

Assim sendo, a Escola Priscila instituiu em seu interior as brigadas para inspecionar uma vez por semana todos os departamentos predial que possam apresentar foco do mosquito para posterior eliminação. E contou neste momento com o papel fundamental da Secretaria da Saúde do Município, indo além dos muros da Escola e unindo profissionais da saúde e da educação priscilense em direção ao bairro dos Andrades para fazer uma limpeza parcial, diagnosticando focos e conscientizando através de folders e cartazes sobre essa alarmante praga contra a saúde de nossos munícipes. Posteriormente haverá palestras conscientizando ao corpo docente, discente, profissionais diversos e comunidade em geral sobre os cuidados com essa praga.

Garrafas e pneus, juntamente com caixas d’água, baldes, copos descartáveis, potes estão entre os objetos e depósitos que juntam água e fazem os ovos postos pela fêmea, após contato com a água, virarem larva, pupa e em menos de uma semana o mosquito adulto, que sai por aí, voando, picando, numa ameaça à saúde da população, com a transmissão de três doenças. Como se não bastasse transmitir Dengue, Chikungunya e Zika, outra doença, a microcefalia, está sendo relacionada com a Zika, segundo o Ministério da Saúde. No Ceará, há 135 casos de microcefalia sendo investigados se há relação com o vírus Zika.

Portanto, vamos nos unir e rebater esse mosquito transmissor dessas três doenças que assolam nosso município. Só juntos podemos eliminar os males desse mosquito transmissor Aedes Aegypiti.