EEM Coronel Apoliano (Senador Sá): Projeto “Escrevendo bem, aprende-se para o ENEM!”

4 de maio de 2015 - 16:11

Com o propósito de desenvolver estratégias de leitura e produção de textos  dissertativo-argumentativos voltados para o ENEM, melhorando assim os padrões de desempenho linguístico e nível de proficiência dos alunos, a Escola de Ensino Médio Coronel Apoliano, no município de Senador Sá, implantou, a partir de fevereiro deste ano, o Laboratório de Redação, considerado um projeto pedagógico inovador da área de Linguagens e Códigos, sendo idealizado pelo Centro de Multimeios e como suporte o Núcleo Gestor e a equipe de professores de Língua Portuguesa.

 

Com uma metodologia bastante diversificada: oficinas de redação, leitura sistemática e estudo individualizado, os alunos participam ativamente destas atividades no horário contraturno, porém os da Extensão Serrota, a 24 km, têm assistência indireta do projeto nas aulas de Língua Portuguesa, com orientação e correção dos textos pelos professores do Laboratório de Redação.

 

Nesta perspectiva, o projeto “Escrevendo bem, aprende-se para o ENEM!” destaca uma metodologia cujas atividades tornam-se grandes alternativas para melhoria da capacidade leitora e da apropriação da escrita dos alunos a partir das oficinas de redação, da orientação individualizada da produção textual pelo professores/corretores os quais oferecerem todo o acompanhamento sistemático de correção linguístico-gramatical, bem como suporte às aulas de Língua Portuguesa.

 

O projeto, que é indisciplinar, tem como objetivos específicos: explorar os gêneros textuais que têm finalidade argumentativa, aplicar os descritores em língua portuguesa, no tocante ao eixo da aquisição da leitura e da produção escrita de acordo com a Matriz de Referência em Língua Portuguesa do Ensino Médio e estabelecer dinâmicas de leitura e da produção escrita, em sala de aula, utilizando-se de material específico e da mídia.

 

Por fim, as atividades de redação desenvolvidas no Laboratório são aplicadas de forma sistemática, envolvendo as orientações didático-metodológicas dos professores para o processo da produção escrita, as competências do texto escrito exigidos pelo ENEM e a correção com base nos critérios linguísticos de coesão, argumentação, coerência discursiva, gramática da norma padrão, ortográfico e organização textual.