Alunos da EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque produzem documentários sobre paisagem e transformação do espaço

11 de março de 2015 - 18:02

 

 

Conhecer sua origem e o lugar no qual se vive é o primeiro passo para consolidar o sentimento de pertinência do ser humano dentro de uma sociedade. Através da geografia o homem consegue não somente olhar as paisagens do seu cotidiano, mas também, observar, questionar e concluir sobre as relações entre as paisagens e ele mesmo.

 

Com o objetivo de melhorar a visão dos alunos sobre suas paisagens e dar a eles a possibilidade de análise a partir das suas próprias conclusões foi desenvolvido na EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, no município de Massapê, no Ceará, trabalho voltado para uma compreensão do espaço geográfico a partir da elaboração de filmes documentários.

 

Esses documentários foram realizados pelos alunos com a orientação do professor de Geografia, Henrique Diovanni F. Souza. A ideia é criar nos educandos diferentes formas de se analisar as formas de “construção” desse espaço e quem sabe, futuramente criar um acervo multimídia para ser usado por professores, em aula; ou pelos próprios alunos para pesquisas. Ainda também aumentar a auto estima dos alunos que se sentem parte da realidade que se ensina.

 

A construção de um filme perpassa sempre por uma visão especial de quem o produz. Ao desenvolver esse projeto, a visão desse espaço é feita pelos próprios alunos, moradores da região e trabalha com as diferentes visões que os educandos realizam sobre o seu lugar (a sua cidade).

 

O roteiro, criado pelos próprios alunos do 1º ano do Ensino Médio da instituição, traz em si as histórias de Massapê e cidades vizinhas, através da pesquisa de campo e entrevista com personalidades que abordam discussões sobre o conceito de lugar e a transformação do espaço em que vivem.

 

Uma característica que deve ser destacada nessa prática pedagógica se constitui no fato de que cada filme acaba por enfocar de forma mais acentuada uma determinada característica dos locais onde vivem, ou seja, são diferenciadas as formas como os alunos observam seu espaço/seu lugar.

 

O ensino da Geografia, quando feito de forma prática e considerando os espaços vividos pelos próprios alunos tende a se desenvolver de forma mais espontânea e criativa, tornando esses educandos atores ativos no processo de construção do conhecimento, e dando aos alunos plenas condições de ler de forma crítica o espaço em que vivem.