III Colóquio de Filosofia da EEEM Wilebaldo Aguiar, em Massapê

16 de maio de 2014 - 12:51

Criado em Sexta, 16 Maio 2014 09:59

Na última quarta-feira, 7 de maio, foi realizada na EEEM Wilebaldo Aguiar, em Massapê, o III Colóquio de Filosofia.

Com o tema Amor e Filosofia: Filosofar é Amar, o III Colóquio de Filosofia tinha como objetivo refletir sobre a filosofia e sua relação de amor pelo saber, relação esta que está para além da mera análise etimológica, na medida em que a atividade filosófica se desenvolve como um ato de zelo e cuidado a fim de se compreender e/ou atingir a felicidade.

O início dos trabalhos foi feita pelo diretor da escola, Prof. Márcio Braz. Em sua fala ressaltou que colóquio de filosofia da escola Wilebaldo Aguiar, já em sua terceira edição, consolida-se como uma tradição no calendário desta instituição de ensino. Deste modo ressaltou o compromisso da Escola Wilebaldo Aguiar com todas as áreas do conhecimento, uma vez que todas são fundamentais para a formação plena do aluno para o exercício da cidadania.

Em seguida, o Prof. Raimundo Wagner, organizador do evento, agradeceu a presença de todos e antecipou numa breve sinopse os temas a serem debatidos no colóquio. Ele ainda salientou a importância do filosofar enquanto uma atividade humana necessária a sua existência.

O início das comunicações se deu com o Prof. Ms. Renato Almeida, coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Que abordou a relação entre filosofia, amor e felicidade em André Comte-Sponville.

Em seguida, os alunos da Escola Wilebaldo Aguiar, iniciaram suas apresentações. O primeiro, Welington Pinto, 3º ano C, expôs a concepção irracional de amor na mitologia grega e como esta visão se reflete em nosso cotidiano. Em seguida, Marilene Balbino, 3º A, explanou a concepção de amor em Aristóteles a partir da compreensão do conceito philia. Finalizando as exposições dos alunos, Anna Teixeira, 2º B, mostrou a concepção dialética de amor na filosofia de Platão e sua relação com a dualidade platônica sensível e inteligível.

Após a apresentação dos alunos conferencistas, o discente João Victor, 1º A, campeão do II Concurso de Frase e Poesia, fez a leitura da frase campeã. Em seguida, Priscila Lira, 2º G, vencedora do mesmo concurso, na categoria poesia, fez a recitação da poesia para os espectadores.

O Prof. Ms. Paulo César, professor de filosofia da EEEM Marieta Santos, Bela Cruz (3º CREDE), apresentou o amor sob o olhar da metafísica de Schopenhauer finalizando o ciclo de comunicações do evento.

A terceira edição do colóquio contou com a estreia estonteante da banda A’Nônima, que foi responsável pela animação do evento. A banda A’Nônima é resultado do projeto Nossa Banda que tem a frente, o licenciando em música pela Universidade Federal do Ceará, Will K’Pely.

Nas considerações finais, os professores Renato Almeida e Paulo César destacaram o pioneirismo da Escola Wilebaldo Aguiar, em âmbito regional, na realização de um evento onde o foco é o filosofar, tendo em vista, que no ensino médio, em geral, as disciplinas de humanas, principalmente, a filosofia, são tratadas de forma coadjuvante não sendo dada a elas a devida importância.

O III Colóquio de Filosofia foi encerrada com a palavra final do diretor Prof. Márcio Braz que fez os agradecimentos finais e com a atração musical da noite, a banda, A’Nônima.