ENCONTRO DO EDUCACENSO – 1ª ETAPA – MATRICULA INICIAL

12 de junho de 2013 - 08:34

A 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação realizou no dia 11 de junho de 2013 no Auditório da 6ª CREDE, o Encontro da 1ª Etapa do Censo Escolar 2013, referente à matricula inicial no horário de 08:00 às 12:00h. O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet. A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros. O Encontro teve por objetivo capacitar os Secretários Escolares das Escolas Particulares na realização da coleta de dados com qualidade, responsabilidade e fidedignidade nas informações dos dados do Censo Escolar. No Encontro foi abordado Censo Escolar 2013: A Fidedignidade dos Dados Responsabilidade de Todos e o Sistema de Treinamento do Educacenso. possibilitado aos mesmos, conhecer na prática todo o processo de como alimentar o sistema com algumas inovações, facilitando assim agilizar todo o processo de informatização dos dados das escolas. Vale ressaltar a honrosa presença do Técnico da SEDUC, José de Barros, que repassou de maneira clara e segura todo o sistema na prática.