ESCOLA MARIETA CALS PROMOVE CULMINÂNCIA DE PROJETO SOBRE CULTURA AFRO

13 de maio de 2013 - 16:19

A Escola Marieta Cals realizou no dia 08 de maio de 2013 uma intervenção intercultural Brasil-África, regularizado nas temáticas dos programas de inclusão no estudo de África, pautado com base na Lei 10.639, de 09 de janeiro de 1996, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. A partir dessa proposta e com intuito da realização da mesma, fez-se um momento cultural com mostra de ritmos e apresentações de danças africanas culminando com uma palestra sobre africanidades e a quebra de estereótipos e preconceitos. 
A palestra contou com a presença do Estudante do Curso de Economia da Universidade Federal do Ceará – UFC (Campos Sobral.), Mailson Tipina Teixeira, natural de Cabo Verde (África), residente a 3 (três) anos e meio na cidade de Sobral e ingresso através do (PEG-G) Programa de Estudante – Convênio de Graduação. As apresentações ocorreram no pátio da escola seguido de palestra na quadra e roda de debates entre o palestrante e os alunos. 
Com grande aproveitamento, as conversas seguiram em clima de descontração. Os alunos questionaram sobre política local e os processos de independência das colônias. Houve também questões envolvendo economia. A quebra de estereótipos como a fome, a miséria e a AIDS também foram questionados. Temáticas culturais como a culinária, a religiosidade, os idiomas nativos e as práticas de relacionamentos entre gênero como o namoro, foram trazidos à tona. 
Assim, como forma de cumprir os parâmetros curriculares no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira, a Escola Marieta Cals teve a felicidade de não só cumprir com os parâmetros legais, mas também contribuir para a formação cidadã sociocultural de nossos alunos trazendo temáticas diversas de forma interativa e divertida.