EDUCAÇÃO ESPECIAL
3 de janeiro de 2012 - 03:00
A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Criados na década de 70, os pressupostos da Educação Inclusiva fundamentam vários programas e projetos da educação.
De acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento (International Disability and Development Consortium – IDDC), realizado em março de 1998 em Agra, na Índia um sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando:
Reconhece que todas as crianças podem aprender;
Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia, língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde (HIV, TB, hemofilia, Hidrocefalia ou qualquer outra condição);Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;
Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;
É um processo dinâmico que está em evolução constante;
Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.
No Brasil, o Programa Educação Inclusiva foi iniciado em 2003, pelo Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial. O projeto atende a todos os estados brasileiros, envolvendo municípios-pólo.
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CENTROS DE ATENDIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
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ESCOLAS COM SALAS MULTIFUNCIONAIS
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Senador Sá EEM Cel. Apoliano
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