II Colóquio de Filosofia “Ética: Uma Filosofia do Agir” da EEM Wilebaldo Aguiar

10 de maio de 2013 - 13:28

Criado em Sexta, 10 Maio 2013 13:26

No dia 08 de maio de 2013, na EEFM Wilebaldo Aguiar em Massapê, ocorreu o II Colóquio de Filosofia “Ética: Uma Filosofia do Agir”.

No evento três alunos da referida instituição de ensino apresentaram suas comunicações que abordaram o pensamento de alguns filósofos dentro da perspectiva proposta no tema norteador do colóquio.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo coordenador pedagógico Prof. Márcio Braz que em suas palavras ressaltou o importante papel do ensino de filosofia no ensino médio e seu papel, agora, atuante tanto no currículo quanto na formação humana que ela propicia e que é a razão primeira de ser desta forma de conhecimento.

Após sua fala, o Prof. Wagner Gomes abriu o ciclo de apresentações apresentando a comunicação: A Atividade Filosófica ressaltando o comprometimento da filosofia com a realidade, mas reafirmando o caráter zeloso do pensar filosófico com a interpretação do mundo como conditio sine qua non da intervenção humana na realidade. Esse comprometimento com a interpretação do mundo a fim de propiciar uma ação com compromisso faz a atividade filosófica irromper no mundo enquanto ética.

Na sequência, o Prof. Pirelly Monteiro apresentou a conferência: A Filosofia Oriental e sua Cotidianidade. Em sua exposição, apresentou o caráter fundamentalmente prático do pensamento oriental, na medida em que ela é pensada para o exercício diário com o outro e com o mundo.

As outras comunicações transcorreram dentro de um profundo espírito de erudição e rigor filosóficos próprios desta atividade. Luiz Carlos, aluno do 3º ano F, apresentou: A Vida Feliz na Ética de Epicuro; Cleidiane Cordeiro, aluna do 3º A, expôs: A Filosofia Positiva de Comte e a Ética da Humanidade; Jonas Neves, 3º E, que apresentou: Kant e a Ética Deontológica e finalizando, Jameli Reinaldo, aluno egresso (2012) da EEFM Wilebaldo Aguiar que atualmente cursa Filosofia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sua comunicação foi: Ética e Cidadania na Filosofia Política de Maquiavel. Em sua explanação desmanchou a tão equivocada imagem maquiavélica deste pensador apresentando como um filósofo político comprometido com o bem-estar da coletividade.

O II Colóquio de Filosofia “Ética: Uma Filosofia do Agir” ainda foi agraciado com a recitação do poema campeão do Concurso Wilebaldo Aguiar de Frases e Poesia, organizado pela Profa. Luciana Cláudia, cujo tema foi “Mulher e Poesia”. O poema foi recitado pela aluna Tainá Pereira, convidada especial no evento e vencedora do concurso.

O evento transcorreu num clima bastante agradável com um público bastante atento, uma vez que no fim das cinco exposições alguns expectadores, apropriando-se do espaço reservado para o esclarecimento dúvidas, direcionaram questões aos conferencistas, abrindo assim um espaço para o sadio de debate e diálogo.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS SOBRE O EVENTO