Projeto: “Uma noite com a Matemática” da Escola Waldir Leopércio, Liceu de Varjota.

9 de maio de 2013 - 10:57

Criado em Quinta, 09 Maio 2013 10:52

capa matematica d 2013

Ao longo da história a humanidade inventou a Matemática, uma linguagem que é construída por símbolos e elementos próprios. Ela oferece um conjunto único de ferramentas que nos ajudam a compreender e a mudar o mundo. Há professores que ensinam essa disciplina de um modo tão surpreendente que os alunos se apaixonam pela Matemática. O professo Júlio Cesar de Melo e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan agia exatamente assim, apaixonava as pessoas. Malba Tahan escrevia grandes aventuras para serem vividas por seus personagens: beduínos, xeiques, magos, princesas e sultões. As mais de cem obras de Malba Tahan auxiliam alunos e professores a perceber que aprender matemática pode ser divertido e desafiante.

Os alunos da Escola Liceu Waldir Leopércio nesse dia 06 de maio de 2013 vivenciaram uma noite dedicada à Matemática de maneira criativa e dinâmica que proporcionou aos mesmos momentos de aprendizado. O projeto: Uma noite com a Matemática fez uma homenagem ao grande matemático e escritor Malba Tahan.

A Matemática está presente em nossas vidas e a importância de trabalhar de forma interdisciplinar é fundamental. Cada turma preparou uma atividade diferenciada, em que os jogos, as peças teatrais, paródias, biografias foram desenvolvidas e contou com a participação e interação de todos.

O evento foi uma realização dos professores de Matemática da escola e contou com o apoio dos professores das outras disciplinas, bem como do núcleo gestor e demais funcionários.

Segue a programação:

• Apresentação de música com o grupo: Eu faço Arte do Liceu Waldir Leopércio
• Apresentação de dança com o tema: Tangran (grupo de dança da escola)
• Poesia: Poesia Matemática de Millôr Fernandes
• Paródia matemática
• Biografia de Malba Tahan
• Apresentação das obras de Malba Tahan, enfatizando a sua principal obra: O homem que calculava.
• Teatro contando a história do desafio dos camelos extraído do livro O homem que calculava (grupo de teatro da escola)

No pátio da escola exposição de jogos matemáticos e fotos com o tema: O mundo e as formas. No Laboratório de Informática, jogos on-line com os professores do LEI. E ao final das apresentações todos estarão convidados a participarem de uma Gincana Matemática: O JOGO DA TENTAÇÃO , com perguntas e respostas e chocolates para o vencedor.

Veja mais fotos em nossa galeria.