ESCOLHA MARIETA CALS PROMOVE CICLO DE PALESTRAS SOBRE SISU, PROUNI E FIES

19 de dezembro de 2012 - 03:00


A data da divulgação do resultado individual do ENEM 2012 se aproxima. No dia 28 de dezembro, estudantes que fizeram as provas deste exame terão acesso às suas notas, as quais lhes darão direito a concorrer a vagas ou bolsas em instituições de ensino superior.
Pensando nisso, e tendo em mente a busca pelo sucesso de seus alunos, a Escola Dona Marieta Cals promoveu um ciclo de palestras sobre SISU, ProUni e FIES.
Participaram de tal ciclo de palestras, além de alunos do 3º ano, estudantes do 1º ano F e dos 2º anos D, E e G. Para os alunos do último ano do ensino médio tal ciclo de palestras tem a finalidade de orientá-los diante do que eles podem fazer (com relação a como utilizar) as notas do ENEM 2012. Por outro lado, a participação dos alunos de 1º e 2º anos tem como objetivos prepará-los melhor para o 3º ano, de modo que a semente aqui plantada possa germinar em 2013, visto que educação é um investimento a médio prazo.
Falando sobre o SISU (Sistema de Seleção Unificada), o professor Fagner Aguiar tratou de pontos como o que é este sistema, como que o estudante pode fazer a sua inscrição, bem como procedimentos básicos da inscrição como quantidade de opções de curso que o estudante pode fazer, 1ª e 2ª chamadas, lista de espera e nota de corte. Ao final, foi feito um levantamento das principais instituições em nossa região que aderiram ao SISU, mostrando os cursos tradicionalmente ofertados, sua quantidade de vagas e notas de corte.
Dando continuidade, a professora Livramento Dias realizou uma exposição sobre o ProUni, mostrando a que se destina tal programa, a saber, ofertar bolsas de estudo em faculdades particulares, bem como mostrou os critérios que os estudantes devem preencher para concorrer a tais bolsas. A citada professora também mostrou as faculdades que ofertam bolsas em Sobral e chamou a atenção para a questão das políticas afirmativas, as quais são a novidade nesta edição do SISU e do ProUni e irão facilitar o ingresso de estudantes de escola pública em cursos superiores.
Posteriormente, o professor Fabrício Veras apresentou para os estudantes o FIES (Programa de Financiamento Estudantil), o qual é um programa do governo federal que financia cursos superiores em faculdades particulares. Em resumo, o estudante que solicita o financiamento pelo FIES, tem todo o curso superior financiado por um dos órgãos financiadores. Ao final do curso, o recém-formado tem um período de carência para começar a amortizar a dívida. Com juros baixos (se comparados aos juros praticados pelo mercado), o FIES se apresenta como uma excelente opção para quem deseja um curso superior em faculdade particular. O professor Fabrício Veras fez uma exposição minuciosa das faculdades que utilizam o FIES em Sobral, mostrou toda a parte burocrática do programa, chegando inclusive a fazer uma simulação de como ficariam as taxas de amortização de um curso financiado por este programa.
Com todas estas informações, tal ciclo de palestras se mostrou bastante produtivo a todos os estudantes, os quais, agora conhecedores da utilidade de tais programas, poderão aproveitar as notas do ENEM 2012 e utilizá-las adequadamente a fim de terem acesso a um curso de ensino superior.