PROJETO E-JOVEM

23 de janeiro de 2012 - 17:24

O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Educação SEDUC, que tem como proposta integrar a Educação Profissional as diferentes modalidades de educação e as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. O Projeto oferece formação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para jovens do ensino médio e egressos oriundos da escola pública, possibilitando as condições de inserção no mercado de trabalho.

MÓDULO I: Carga horária 400 h/a.

Linguagens básicas. Consta de formação a distância e orientada por Monitores graduandos, nas áreas de Matemática, Português, Inglês, Raciocínio Lógico, Informática Básica e Empreendedorismo Social com conteúdos transversais que valorizem a lógica, preparando para o módulo 2 numa perspectiva profissionalizante.

Disciplina e carga horária do Módulo I:

Português – 40 h/a;

Matemática – 40 h/a;

Inglês Instrumental – 60 h/a;

Informática Básica – 150 h/a;

Raciocínio Lógico – 50 h/a;

Empreendedorismo Social – 60 h/a.

MÓDULO II: Carga horária 880 h/a

Formação profissional na área de Tecnologia da Informação, desenvolvimento web, programação, redes e hardware, com aulas presenciais utilizando Instrutores graduados e um acompanhamento técnico pedagógico presencial e a distância, através de uma plataforma virtual.

Disciplina e carga horária do Módulo II:

Software Livre – 56 h/a;

Inglês Técnico – 64 h/a;

Projetos Web – 64 h/a;

Inkscape – 44 h/a;

Gimp – 44 h/a;

HTML, CSS e Dreamweaver – 64 h/a;

Flash – 32 h/a;

Framework – Joomla – 48 h/a;

Lógica de Programação, Scratch e Phyton 80 h/a

PHP  MySQL – 88 h/a;

Hardware – 48 h/a;

Redes de Computadores – 60 h/a;

Linux Intermediário – 32h/a;

Empreendedorismo – 40 h/a;

Programação Java – 52 h/a;

Iniciação à Computação Gráfica – 16 h/a;

Iniciação à Gravação, Composição Musical, Mixagem de Áudio – 32 h/a;

Iniciação à Edição não Linear de Vídeo e Áudio – 16 h/a.

O projeto e-Jovem pelas suas características de formação foi validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego como um programa de aprendizagem sob o número 4965 da SPPE -Secretaria de Políticas Públicas e Emprego de acordo com a portaria 615. Sendo assim o Projeto e-Jovem passa a fazer parte do Programa Menor Aprendiz do MTE regido pela Lei 10.097/200, decreto 5.598/2005. Isso significa uma oportunidade de estágio para nossos alunos, garantindo a experiência profissional para o primeiro emprego e gerando alternativas de desenvolvimento econômico e tecnológico do nosso estado.

ESCOLAS DA 6ª CREDE CONTEMPLADAS COM O PROJETO E-JOVEM EM 2012

MÓDULO 1

ejovem.turmas.m1

MÓDULO 2