PROJETO E-JOVEM
23 de janeiro de 2012 - 17:24
O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Educação SEDUC, que tem como proposta integrar a Educação Profissional as diferentes modalidades de educação e as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. O Projeto oferece formação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para jovens do ensino médio e egressos oriundos da escola pública, possibilitando as condições de inserção no mercado de trabalho.
MÓDULO I: Carga horária 400 h/a.
Linguagens básicas. Consta de formação a distância e orientada por Monitores graduandos, nas áreas de Matemática, Português, Inglês, Raciocínio Lógico, Informática Básica e Empreendedorismo Social com conteúdos transversais que valorizem a lógica, preparando para o módulo 2 numa perspectiva profissionalizante.
Disciplina e carga horária do Módulo I:
Português – 40 h/a;
Matemática – 40 h/a;
Inglês Instrumental – 60 h/a;
Informática Básica – 150 h/a;
Raciocínio Lógico – 50 h/a;
Empreendedorismo Social – 60 h/a.
MÓDULO II: Carga horária 880 h/a
Formação profissional na área de Tecnologia da Informação, desenvolvimento web, programação, redes e hardware, com aulas presenciais utilizando Instrutores graduados e um acompanhamento técnico pedagógico presencial e a distância, através de uma plataforma virtual.
Disciplina e carga horária do Módulo II:
Software Livre – 56 h/a;
Inglês Técnico – 64 h/a;
Projetos Web – 64 h/a;
Inkscape – 44 h/a;
Gimp – 44 h/a;
HTML, CSS e Dreamweaver – 64 h/a;
Flash – 32 h/a;
Framework – Joomla – 48 h/a;
Lógica de Programação, Scratch e Phyton 80 h/a
PHP MySQL – 88 h/a;
Hardware – 48 h/a;
Redes de Computadores – 60 h/a;
Linux Intermediário – 32h/a;
Empreendedorismo – 40 h/a;
Programação Java – 52 h/a;
Iniciação à Computação Gráfica – 16 h/a;
Iniciação à Gravação, Composição Musical, Mixagem de Áudio – 32 h/a;
Iniciação à Edição não Linear de Vídeo e Áudio – 16 h/a.
O projeto e-Jovem pelas suas características de formação foi validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego como um programa de aprendizagem sob o número 4965 da SPPE -Secretaria de Políticas Públicas e Emprego de acordo com a portaria 615. Sendo assim o Projeto e-Jovem passa a fazer parte do Programa Menor Aprendiz do MTE regido pela Lei 10.097/200, decreto 5.598/2005. Isso significa uma oportunidade de estágio para nossos alunos, garantindo a experiência profissional para o primeiro emprego e gerando alternativas de desenvolvimento econômico e tecnológico do nosso estado.
ESCOLAS DA 6ª CREDE CONTEMPLADAS COM O PROJETO E-JOVEM EM 2012
MÓDULO 1
MÓDULO 2
Acesse canal de vídeos do e-jovem